As simples brincadeiras de crianças ajudam muita na formação, educação e desenvolvimento delas. As brincadeiras podem realmente serem bastante divertidas e não precisa gastar nada para isso: temos por exemplo, amarelinha, corre-corre, esconde-esconde, bandeirinha, pular corda, dentre outros.
Hoje em dia, essas brincadeiras não fazem tão parte da vida das crianças, pois é muito comum hoje em dia, elas passarem horas em vídeo-games, televisõe, computadores e com seus smartphones da vida.
foto reprodução
As brincadeiras bem tradicionais com as bonecas de pano é muito importante para as meninas, pois elas são capazes de fazer com que elas desenvolvam o pensamento simbólico, fazendo com que elas ocupem papéis diferentes na construção de sua brincadeira, sem contar que isso estimula muito a criatividade delas. Sabemos também da importância dessa interação com o mundo moderno, por isso os Jogos de Crianças , Jogos Infantis, Jogos educativos que temos Online nos sites também tem seu lado positivo pois eles na maioria das vezes incitam à resolução dos problemas propostos nos jogos permitindo ao usuário raciocinar bastante, nos jogos de raciocínio e lógica, assim como desenvolver a sua coordenação motora e reflexiva em jogos de mouse.
Com o avanço da tecnologia, muitas vezes esquecemos dessas brincadeiras saudáveis, com isso as crianças tornam-se mais individuais e sedentárias. Então, proponho a sair um pouco do computador, televisão, e fazer um telefone sem fio dentre outras brincadeiras que iremos citar abaixo. Leia sobre algumas brincadeiras infantis abaixo e identifique aquela mais legal:
Amarelinha
foto reprodução
O que é: brincadeira em que as crianças devem pular casinhas desenhadas de giz no chão.
Participantes: a partir de dois.
Acessórios: uma pedrinha ou saquinho de areia.
Como brincar: desenhe a amarelinha no chão, indo do número 1 ao 10. As crianças devem decidir quem irá iniciar o jogo. O escolhido joga a pedra - ou o saquinho de areia - no número 1. A seguir pula casa por casa com um pé só até chegar ao número 10. Na volta repete o trajeto, só que pegando a pedrinha que está no número 1. O mesmo deve ser repetido até chegar a última casa. Perde a vez d ejogar quem pisar na casa em que está a pedra, pisar na risca, não pegar a pedra ou errar a casinha na hora de jogar a pedrinha.
Idade: a partir de 3 anos.
Dica: para inovar a brincadeira, faça circuitos em formatos diferentes, como caracol ou retângulos maiores.
Benefícios: coordenação motora, equilíbrio, noção de espaço e tempo, desenvolvimento do raciocínio, atenção, conhecimento dos números e habilidade para lidar com regras e limites.
Cabo de Guerra
foto reprodução
O que é: disputa em que crianças puxam uma corda para ver que lado irá ceder mais.
Participantes: a partir de quatro.
Acessórios: uma corda e um lenço ou pedaço de tecido grande.
Como brincar: amarre o lenço no meio da corda e divida as crianças em dois grupos. Cada um deve ficar em um dos lados da corda e puxar com muita força para poder fazer o outro lado ceder. Ganha quem conseguir deslocar mais o lenço de lugar.
Idade: a partir de 6 anos.
Benefícios: desenvolvimento do espírito de equipe, concentração, força muscular e habilidade para lidar com disputa.
Cabra-cega
foto reprodução
O que é: jogo em que uma criança com os olhos vendados deve achar as outras que ficaram passando perto delas.
Participantes: a partir de cinco.
Acessórios: uma venda para olhos, ou uma tira de tecido de cor escura, ou um lenço.
Como brincar: depois de determinado o espaço onde será feita a brincadeira, as crianças devem sortear quem será a cabra-cega. Depois de escolhido que irá ser o cabra-cehga, use o tecido para vendar os olhos dela. Rodem a cabra e saiam correndo. A cabra deve agarrar alguém e adivinhar quem é a criança. Se acertar, a criança escolhida será a próxima cabra-cega. Se errar, o jogo continua.
Idade: crianças a partir de 5 anos.
Benefícios: desenvolvimento da coordenação motora, atenção e sentido de localização, percepção e discriminação tátil e auditiva.
Elefante colorido
foto reprodução
O que é: brincadeira em que as crianças devem identificar cores em um ambiente.
Participantes: no mínimo quatro.
Acessórios: não há.
Como brincar: crianças devem escolher quem será o mestre da brincadeira. Ele, então, grita: "Elefante colorido". E as outras perguntam: "De que cor?". O mestre escolhe uma cor e todas as crianças deverão tocar algum objeto na tonalidade pedida. Se não achar, tem que pagar uma prenda. Pode ser dançar, cantar, contar uma piada, correr, assim por diante.
Idade: 2 anos.
Benefícios: desenvolvimento da concentração, atenção, coordenação motora, conhecimento das cores, discriminação visual e auditiva.
Pula-sela
foto reprodução
O que é: também conhecida como pula-mula, nessa brincadeira as crianças devem saltar sobre um colega fazendo poses diferentes.
Participantes: no mínimo quatro.
Acessórios: não há.
Como brincar: escolham quem será a mãe da mula. Ela, por sua vez, deve escolher quem será a mula. O escolhido deve abaixar as costas, apoiando com força as mãos nos joelhos. Se as crianças forem muito pequenas, a mula pode ficar ajoelhada de quatro no chão. A mãe salta sobre a mula, apoiando as mãos nas costas do amigo. Essa pessoa pode determinar como será o salto e os outros imitam o que ela faz. Se gritar bife, significa que as mãos devem ficar abertas. Batatinha é para todos pularem com a mão fechada. Garra de gavião, a ponta dos dedos finca sobre a sela. Vale também inventar novas posições. Quem errar é a próxima mula. E quem era a mula será a mãe.
Idade: a partir de 6 anos.
Benefícios: desenvolvimento do equilíbrio, coordenação motora, força muscular, agilidade e habilidade para lidar com regras.
Minha prima foi à feira e trouxe…
Para jogar alguém deve iniciar a frase: "Minha prima foi à feira e trouxe..." um abacaxi, e complementa com algo a primeira pessoa, já a 2ª pessoa dirá o que a 1ª disse, e acrescentará outro coisa que esteja relacionado a frase, até chegar a última pessoa que deverá falar a frase com tudo que as anteriores pessoas falaram e acrescentar sempre alguma coisa... daí volta para a primeira pessoa, e continua o ciclo.
Ganha o jogo aquele participante que acertar o maior número de seqüências.
Legal, as brincadeiras não? Em breve iremos ir colocando mais, venha e confira.
O que achou?
O Blog possui textos sobre Celebridades, Dicas de Moda e Maquiagem, Beleza, Desenhos animados, Filmes Infantis, Vídeos engraçados de bebês, dicas femininas em geral escritas por nossa querida Lulu, a mascote do Blog e Site Meus Jogos de Meninas. Neste espaço também leia sobre o seu Horóscopo, aqui não faltará Entretenimento e diversão. Fique por dentro de todas as Notícias da atualidade do Mundo Teen.