papel

publicidade

04 May

Lendas do folclore brasileiro

star2star2star2star2star2
0 votos


As lendas do folclore brasileiro fazem parte de um conjunto de histórias passadas de uma geração para outra surgindo apenas da imaginação das pessoas do interior do Brasil originando com isso não apenas festas populares variadas.

Estas histórias em sua maioria querem transmitir mensagens importantes ou ainda criar algum tipo de assombro nas pessoas com uma mistura interessante de acontecimentos reais e fantasias criadas tentando explicar mistérios ou situações sobrenaturais.

Principais lendas do folclore brasileiro

Uma lenda folclórica muito conhecida é a do Boto que teria se originado na Amazônia sendo um homem bem novo com grande charme que deixa as meninas encantadas em festas, mas que depois de ter conquistado elas na beira do rio as engravida.

Logo depois para desespero das garotas antes que a madrugada comece o homem entra nas águas do rio e se transforma no Boto deixando as meninas grávidas de filhos do Boto como são conhecidos estes bebês.

Existe ainda a lenda do Corpo-seco que assombra as pessoas nas estradas porque quando era vivo só queria fazer coisas más chegando ao cúmulo de maltratar a própria mãe e com isso depois de sua morte a terra não quis receber o seu corpo e ele vaga para sempre como uma alma penada.

Mais uma lenda se refere à famosa Mula-sem-cabeça que é relacionada com uma mulher do interior que namorou um padre e por isso como um castigo nas noites de quinta para sexta-feira se transforma em uma mula a qual não tem cabeça e salta soltando fogo.

Com relação à lenda do Saci-pererê ela consiste na história de um menino negro que possui apenas uma perna e que fica fazendo travessuras com seu cachimbo e gorro vermelho utilizando poderes mágicos além de sua terrível gargalhada.

Além disso, podem ainda ser aproveitadas histórias como a do Curupira que se refere a um ser pequeno com cabelos compridos e pés virados para trás o qual tem como função proteger a mata e seus animais.

Por isso, quando alguém tenta desrespeitar ou agredir a natureza o Curupira aparece e neste caso no momento em que pessoas somem nas matas muitos atribuem a esta lenda o sumiço da pessoa em questão.

Desta maneira, as lendas do folclore brasileiro são uma forma importante da cultura no Brasil a qual precisa ser conhecida e preservada por todos para a preservação da forma tão interessante de contar as histórias de nosso povo.

Fonte: Sua pesquisa



beijo
Beijo da
        Lulu

separador

Tags:  


clip

Comentários do facebook

Lendas do folclore brasileiro 0 de 5 0 votos

O Mais lido

foto: reprodução
loading



Junte-se a nós

AMIGOS PEQUENA EVA

Jogos de Meninas
Jogos Online
Mensagens Bonitas
Letras de Músicas
Receitas de Comidas
Salmos
publicidade
Blog - Pequena Eva - O primeiro Site de Jogos para Meninas do Brasil.

O Blog possui textos sobre Celebridades, Dicas de Moda e Maquiagem, Beleza, Desenhos animados, Filmes Infantis, Vídeos engraçados de bebês, dicas femininas em geral escritas por nossa querida Lulu, a mascote do Blog e Site Meus Jogos de Meninas. Neste espaço também leia sobre o seu Horóscopo, aqui não faltará Entretenimento e diversão. Fique por dentro de todas as Notícias da atualidade do Mundo Teen.

Pequena Eva
Pequena Eva
Copyright 2024 - todos os direitos reservados